Dúvidas mais comuns (Serviços)

Todo texto precisa de revisão?

Sim, todo texto precisa passar por um revisor, desde textos curtíssimos, como slogans e chamadas jornalísticas, até textos longos, como romances e biografias. A verdade é que a leitura do autor do texto se torna viciada e, assim, ele não consegue detectar problemas, erros, incoerências que uma leitura especializada e atenta pode enxergar.

Toda obra literária (ou não-literária) necessita de passar por uma leitura crítica para ser submetida às editoras.

Não, essa não é uma exigência das editoras. No entanto, é uma prática comum e bastante recomendada no mercado editorial. É preciso deixar claro que a leitura crítica não interfere na originalidade e estilo da obra e do autor. Ela apenas oferece soluções e alternativas para trechos, cenas, personagens, linguagens obscuras ou sem sentido. Ademais, essa leitura pode detectar o público da obra, algo em que talvez o autor nunca tenha parado para pensar. Não é exigência a leitura crítica, mas bastante recomendável.

Há algum problema ético na escrita de textos para outras pessoas?

Quando se trata de um texto em que não incide autoria (ou seja, que não necessariamente o escritor deve publicá-lo como autor) não há problema ético nenhum. Alguma vez você soube da autoria de bulas de remédio, slogans, e-mails de massa, guias turísticos, manuais, entre outros? Nesses casos específicos, o que importa é a mensagem a ser passada, a informação e o objetivo, e não a pesquisa empreendida, o autor ou o estilo do texto.

Tenho o sonho de escrever um livro sobre minha história e sobre a história da minha família, mas não sei por onde começar. Mesmo assim posso contratar um ghost-writer (escritor-fantasma)?

Sim, o escritor-fantasma pode, inclusive, nortear suas ideias e intenções a partir de um bom diálogo. Esse diálogo, claro, nem sempre pode ocorrer presencialmente. Em casos assim, o diálogo pode ocorrer por e-mail, telefone, WhatsApp, Skype, etc. O importante é você deixar claro para o especialista sua vontade. O resto fica por conta dele e da interação entre vocês. E o resultado disso é algo especialíssimo e para toda eternidade: um livro.

Mais alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Por e-mail: textifique@gmail.com ou pelo número/WhatsApp: 034 99860-2050.