26 de dez. de 2021

'Sobre seres que bradam luz', de Rogers Silva

 

Sobre seres que bradam luz é composto por quatro contos curtos e uma novela. Em “Uma viagem ruim”, uma canção em processo de composição é a narradora: sob seu ponto de vista peculiar, ela conta a história de Brad, um jovem de 17 anos, enquanto ele a compõe. Percebemos, sutilmente, as dores do garoto, que de alguma forma refletem na canção.

“O mundo desencantado de Desseres” é uma miríade de personagens, apresentados por suas características mais marcantes: a velha de olhar infantil, o cego que bradava luz, a menina de semblante triste, a criança que chorava muito, o rapaz que não olhava nos olhos, o surdo e seus olhos de gato, o mudo de gestos enfáticos, e tantos outros. Suas vidas se interligam e tudo se desvanece quando um velho, que ao bradar luz, perde sua alma. 

A novela “O espelho” parte de uma cena de “O espelho”, conto de Machado de Assis, para se desdobrar em uma série de histórias que se inicia quando a Família Real foge de Portugal. Sob o ponto de vista de um grande espelho (obra rica e majestosa) que, no decorrer de duzentos anos (do início do século XIX ao início do século XXI), conta diversas histórias que enxerga e acompanha: personagens ficcionais, como a Marcolina de Machado, convivem com pessoas reais, como o próprio Machado, sua esposa Carolina, Campos de Carvalho, Hitler, Rogers Silva. O narrador, ao acompanhar e enxergar, como ninguém, dois séculos irremediáveis, ora destila sua descrença e indignação ao se deparar com as histórias e a condição humana. 

“Uma viagem estática” é a história de Brad (de “Uma viagem ruim”), mas sob outro ponto de vista: o leitor acompanha um final de dia da sua mãe e do seu pai. O protagonista aqui é Pérola, sua mãe. Com uma linguagem simples e objetiva, as peças vão se encaixando e o quebra-cabeça se montando, o que contribui para que o leitor entenda melhor as razões de Brad. 

“A última revolta de Jesus Cristo”, narrativa curtíssima, é a história dos últimos minutos de um personagem mítico. Cansado, desesperado, humilhado e revoltado, decide contrariar o Pai. Jesus então, exercendo enfim sua vontade própria, se revolta da única forma que lhe resta...

Sobre seres que bradam luz é sobre esses seres que, conscientes ou não de sua finitude, amam, se encantam, se alegram, se frustram, traem, se apaixonam, se entristecem, descobrem fugas e esperanças, se matam e morrem.


Título: Sobre seres que bradam luz

Autor: Rogers Silva

Gênero: Contos e novelas: Literatura brasileira

Páginas: 177

Uberlândia, 2021 (1ª edição)

ISBN: 978-65-88075-15-9

Contato: rogers.silva@yahoo.com.br


Baixe a obra gratuitamente, até o dia 31 de dezembro de 2021, na Amazon (após essa data, o e-book custará R$ 7,99).

2 comentários:

Milton Rezende disse...

que bom! um novo livro do Rogers Silva.
Leiamos!

Anônimo disse...

que bom, novo livro do Rogers Silva.
Leiamos!