21 de nov. de 2021

'Memórias de um triste futuro', de William Soares dos Santos

Neste novo e contundente livro, o escritor William Soares dos Santos se afasta do lirismo que caracterizou seus trabalhos anteriores e nos leva para uma viagem difícil, mas sempre necessária, aos anos da ditadura civil-militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, mas que deixou marcas que permanecem até hoje na sociedade brasileira. 

Através de um texto que se constitui por meio do alinhavar de diferentes histórias de personagens sem nome, somos apresentados a situações de violência e desumanização perpetradas sob os auspícios do Estado, seja no contexto institucional, seja no ambiente restrito da família. Durante toda a narrativa, a violência é um moto sempre presente. Ela pode até ser elemento central nos porões da ditadura, mas se esparrama, também, no lar do dito cidadão de bem. 

Ao fim de tudo, temos a certeza de que o pesadelo não acabou. Ainda falta muito para que possamos superar aquele período e, sobretudo, a ideologia fascista que lhe deu configuração e que ainda se faz presente em muitos contextos da sociedade brasileira, nos lembrando que, como escreveu Bertold Brecht, o preço da democracia é a eterna vigilância. 

 

William Soares dos Santos (1972) é carioca, professor da UFRJ e escritor.  Dentre seus trabalhos literários, destacam-se o livro Poemas da meia-noite (e do meio-dia) (Editora Moinhos, 2017), livro ganhador do Prêmio PEN Clube do Brasil para livros de poesias em 2018 e finalista do 3º Prêmio Rio de Literatura de 2018, o livro de poesias Três Sóis (Editora Patuá, 2019), o livro de contos Um Amor (Editora Íbis Libris, 2016) e o romance Memórias de um triste futuro (Editora Patuá, 2020). Traduziu para língua portuguesa os romances A cidade do vento, de Grazia Deledda (Editora Moinhos, 2019), tradução finalista do Prêmio Jabuti de 2020 e Elias Portolu, também de Grazia Deledda (Editora Moinhos, no prelo). O seu último livro publicado é o Idendidades masculinas em Coriolano e Antônio & Cleópatra pela Editora Amavise, São Paulo, 2020.

Adquira o livro AQUI.

Acesse a página do autor: http://williamsoaresdossantos.com.br/index.html

Leia algumas resenhas sobre a obra AQUI e AQUI.



🎁Sabia que você pode ajudar O Bule (a continuar a ferver) com uma doação de qualquer valor (qualquer valor mesmo, viu💰)? Basta



Ou Pix

Nenhum comentário: