11 de jul. de 2012

Crônicas a quatro mãos: 'A construção da paisagem'


A construção da paisagem (Sapere Editora, 2012) divide-se em duas partes, denominadas, respectivamente, de Crônicas de Christiane AngelottiCrônicas de Rodrigo Novaes de Almeida. Cada parte é composta por quatorze crônicas, indicando o desejo do casal de encontrar a simetria e o equilíbrio. Ambas as partes abrem-se com uma crônica de mesmo título: A construção da paisagem. Isso poderá dar ao leitor, num primeiro momento, a falsa impressão de estar lendo uma obra composta, digamos, a quatro mãos. Mas, tão logo comece a ler a crônica de Rodrigo Novaes de Almeida, após ter lido a de Christiane Angelotti, o leitor perceberá que se trata de textos de feições bem diferentes. A temática é a mesma  a construção da paisagem ­, mas o modo como cada um a apresenta aos leitores é bem diferente: na visão de Christiane, essa paisagem está envolta num clima de mistério, quase de sonho, onde a personagem vaga aos tropeções. Já Rodrigo dá ao tema um tratamento mais filosófico, mais reflexivo, abarcando, sem abrir mão do lirismo, tanto a visão da paisagem exterior quanto da interior. Podemos sentir, quase tocar, através da sua narrativa, os cheiros e as cores que compõem essa paisagem exterior. Christiane Angelotti é dona de uma escrita centrada na emotividade, no resgate da memória, e fica evidente que sua intenção é prender o leitor pela emoção. Já Rodrigo Novaes de Almeida, em boa parte das suas crônicas, explora o humor como meio de atrair o leitor e mantê-lo cativo pelo riso. É capaz da reflexão mais profunda, mais séria, mas o humor é sua característica mais constante. Com estratégias diferentes, mas eficazes, os autores transportam o leitor para dentro da paisagem que ambos constroem. (Apresentação de Geraldo Lima)

Christiane Angelotti é escritora, editora do site ABC Kids e colunista da revista Emília.

Rodrigo Novaes de Almeida é escritor e jornalista. Cofundador do coletivo literário O Bule e colunista do site Página Cultural.

Um comentário:

Dag Bandeira disse...

Fiquei tão encantada quando acabei de ler 'A Construção da Paisagem' que publiquei no Face uma minirresenha e a republico aqui:
A partir de ‘A construção da paisagem’ (Sapere, 2012) de Christiane Angelotti e Rodrigo Novaes de Almeida, podemos cunhar a expressão dueto literário. O tom lírico para falar dos sentimentos humanos de Christiane e o discurso realista sobre as coisas da vida de Rodrigo formam, em um mesmo livro, um duo com a sonoridade da boa literatura brasileira.
A crônica acima também mandou bem. Parabéns para O Bule, mais uma vez.