19 de mai. de 2012

3º Cafetel Literário


O jovem e premiado escritor paranaense Rodrigo Domit visita Uberlândia no dia 01 de junho, sexta, para lançar o livro Colcha de Retalhos. O evento será realizado na Cafeteria Vozzuca (Praça da Bicota, Centro), das 19h às 21h. A obra é composta majoritariamente por contos, mas também apresenta prosas poéticas e crônicas. O texto inteligente e de agradável leitura conquistou o primeiro lugar no Prêmio Utopia de Literatura, organizado em 2010 pela Utopia Editora, de Brasília. Além disso, a publicação também foi finalista do Prêmio Nacional SESC de Literatura, em 2008.
Assim como uma colcha de retalhos, a obra apresenta-se como um emaranhado heterogêneo. Entretanto, o autor desenvolve costuras e amarras entre os temas, estilos, linguagem e ritmos. São 73 textos curtos, que conquistaram a admiração de especialistas:
“Em seus microcontos, Domit expressa o universo denso da sociedade contemporânea. Com palavras dosadas, ele constrói textos milimetricamente estruturados. Ao longo de seu livro pode-se deparar com uma variedade de estruturas textuais e de linguagens que nos fazem refletir abismados sobre os mais variados temas”, citou a escritora e jornalista Karen Debértolis, de Londrina (PR).
Sobre o autor:
Nascido em Curitiba em 1984 e atualmente morando no Rio de Janeiro (RJ), Rodrigo Domit escreve contos e poesias desde 2003. É coautor do livro de contos Vem cá que eu te conto (2010) e autor deste que está prestes a ser lançado. Entre outros certames literários, já foi selecionado nos concursos Luiz Vilela (Contos – 2007), Helena Kolody (Poesias – 2008 e 2009), Prêmio SESC (Livro de Contos – 2008), Poemas no Ônibus (2010 e 2011) e Prêmio ler&Cia – Livrarias Curitiba (Contos – 2011). Além destas classificações, foi 1º colocado nos concursos Machado de Assis (Contos – 2011), Prêmio Cidadão (Poesia – 2011) e Prêmio Utopia (Livro de Contos – 2010).
Onde e quando:
01 de junho, sexta-feira, às 19h, na Cafeteria Vozzuca (Praça da Bicota, Centro, Uberlândia-MG)
Entrada franca (coquetel por conta da casa)

Programação

> 19h – Abertura 

> 19h30 / 20h – Declamações, por Fernando Martins
Declamação e leitura de textos próprios (aberto ao público)
{ Ensaie. Leve um poema ou um texto em prosa. Mas leve um texto seu. Leia-o para o público. Antes, envie seu nome e faça sua inscrição: rogers.silva@yahoo.com.br (Rogers Silva) pagcultural@gmail.com (Página Cultural)}

> 20 h / 20h40 – Bate papo com o escritor Rodrigo Domit: A publicação de um livro: dificuldades e soluções

> 20h40 / 21h – Lançamento do livro Colcha de Retalhos, de Rodrigo Domit (Rio de Janeiro)
{ Finalista do Prêmio SESC de 2008, o livro Colcha de Retalhos, de Rodrigo Domit, ganhou o Prêmio Utopia, a partir do qual ele foi publicado }

Espaço, de Rodrigo Domit
“__ Eu preencho meus dias com ela.
__ E quando ela vai embora você fica com um buraco, vazio.
__ Não é que fique vazio, eu guardo espaço para quando ela voltar”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Participei do 2º Cafetel Literário e recomendo a todos os que se interessam por literatura, arte, filosofia e cultura!

Parabéns aos idealizadores!!!

Paulo Irineu