24 de fev. de 2012

Literaturas em Rede


Queridos e fiéis leitores d’O BULE,

todo dia 24 de cada mês lançávamos uma edição da campanha CorraAtrásDessesLivros. Ela será, hoje, extinta, mas suas edições passadas permanecerão em nossas páginas (acessa-a clicando no banner do lado direito). Vamos substituir a campanha CorraAtrásDessesLivros, que tanto sucesso fez por aqui, por uma nova campanha: Literaturas em Rede. Todo dia 24, então, você tem um compromisso marcado: de acessar O BULE para ver as novidades e atualizações dessa nova campanha. E para conhecer melhor o Literaturas em Rede, eis algumas explicações.

Literaturas em Rede, como o nome indica, é uma campanha que objetiva reunir o máximo de blogues e sites (individuais ou coletivos) de literatura. O objetivo é, com a campanha, reunir num mesmo local (e em rede) pessoas com afinidades em comum: o texto literário e tudo que gira em torno da literatura.

A campanha Literaturas em Rede funcionará em três frentes:

  1. Parcerias entre blogues e sites coletivos & O BULE (clique para conhecer melhor as especificidades desse tipo de parceria)
  2. Parcerias entre blogues e sites individuais & O BULE (clique para conhecer melhor as especificidades desse tipo de parceria)
  3. Rede de blogues e sites (individuais e coletivos), o Literaturas em Rede.

Embora inspirada na Culturas em Rede do site Página Cultural, essa campanha possui características próprias.




Como participar?

Para participar será necessário o registro na rede, AQUI. A partir daí, os seus textos (postagens do seu blogue ou site) serão mostrados automaticamente em outros blogues e sites participantes, entre eles O BULE, formando assim uma imensa rede de blogueiros, autores, leitores, críticos literários, professores, amantes da literatura.


Quem pode participar?

Qualquer site ou blogue de ou sobre literatura pode participar, desde que:
  • Seja atualizado frequentemente com textos, sobretudo, mas também com imagens e/ou vídeos.
  • Tenha pelo menos 1 (um) ano de existência. OBS: É o tempo mínimo, acreditamos, para que um site/blogue reúna conteúdo e, em conseqüência, possa ter seu conteúdo apresentado em outros blogues/sites.
  • Não publique pornografia.

Todos os inscritos serão analisados: o sítio que não obedecer a essas (poucas) normas não será aceito na Rede. O sistema garante que o seu site ou blogue receba mais visitantes do que aqueles que enviará para a Rede. Ademais, uma vez inscrito você poderá a qualquer momento acessar as estatísticas do seu site/blogue através do painel administrativo do sistema.


Como se inscrever?

Todo processo é muito simples e qualquer pessoa pode efetuar os passos.

O responsável deve registrar-se no 2leepLiteraturasEmRedes inserindo a URL/link do seu site ou blogue. A partir desse momento o 2leep irá selecionar, automaticamente, o seu feed de conteúdo.

Em seguida, você deverá criar um widget com o design que achar mais adequado para instalá-lo em seu site ou blogue. Ele poderá ser inserido embaixo das postagens, nas barras laterais ou até mesmo nos cabeçalho do seu site/blogue. A escolha é sua! Esse widget receberá artigos (postagens) da rede Literaturas em Rede em seu espaço e, em conseqüência, outros sites e blogues também receberão imagens (com título) de postagens do seu blogue ou site, criando assim uma grande rede de pessoas com afinidades em comum: a(s) literatura(s).

Veja abaixo um exemplo de um blogue com widget embaixo das postagens:



Inscreva-se no Literaturas em Rede!



Está com dúvidas ou dificuldades para registrar o seu site no Literaturas em Rede? Conheça todo o processo passo a passo AQUI.


Banco de dados da Rede

E para aumentar ainda mais os fios da Rede, criamos um questionário para você, interessado em participar da campanha, preencher. Nele, você pode deixar os seus contatos (e-mail, MSN, Skype), os seus sítios (blogue/site) e suas redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, canal do Youtube etc.) para que os outros integrantes da Rede (os que também preencherem o questionário) possam entrar em contato com você e te seguir. Como assim? Mas... Não se preocupe! Algumas normas e regras são importantes...

  1. Apenas pessoas que preencherem o questionário terão acesso ao banco de dados. Esse acesso precisa ser requerido através do nosso e-mail (coisaprobule@yahoo.com.br) ou pelo Formulário de Contato (Assunto: Requerimento/Literaturas em Rede). Em hipótese alguma esse banco de dados será disponibilizado para quem não solicitá-lo. E lembre-se: só pode solicitá-lo a pessoa que também faz parte da Rede (do banco de dados da Rede), ok?
  2. Todos os campos do questionário são opcionais. Ou seja, você apenas preenche aquele campo que lhe interessar. No entanto, para que você tenha direito e acesso ao banco de dados você deve preencher – no mínimo – 50% do questionário.
  3. Com os dados em mãos, sugerimos não enviar, sem permissão do destinatário, e-mails em massa, os famosos spams. Antes de enviar qualquer e-mail, mesmo que sobre literatura, peça permissão. Se não for concedida a permissão ou se seu e-mail não for respondido, retire o contato da sua lista.
  4. Ao preencher o questionário, parte do pressuposto que qualquer outra pessoa, também integrante da Rede, possa adicioná-la no Orkut, no Facebook, segui-lo no canal do Youtube, no Twitter etc. Esse é o maior objetivo da Rede: integrar pessoas com interesses em comum, a saber, escritores, leitores, críticos literários, professores de português/redação/literatura, amantes de literatura. Por outro lado, porém, é de direito da pessoa não aceitar nenhum convite que lhe for solicitado.


Para preencher o questionário, basta clicar AQUI.


Promoção!

Todos os integrantes do banco de dados da Rede concorrerão a uma caixa com 5 obras literárias. São elas: 
  1. Asfalto, obra foto-poético coletiva
  2. Todo dia me atiro do térreo, de Lula Falcão
  3. Odara, de Márcio Paschoal
  4. Devaneios literários, de Mariana Collares
  5. A dança dos desejos, Opus 13, de Esdras do Nascimento.

A promoção é válida até 24 de março.
O sorteio será divulgado n’O BULE e em seus meios de divulgação: Twitter, Orkut, Facebook etc. O ganhador será contatado por e-mail e terá uma semana para enviar o seu endereço completo. Vai perder essa chance?


A Rede no Twitter

Como complemento ao Literaturas em Rede, de forma a aumentar ainda mais a rede de leitores, escritores, críticos literários, professores, amantes de literatura, temos uma sugestão para quem usa o Twitter.

Ao postar algo em seu Twitter relacionado à literatura (tão-somente à literatura), use a tag #letras365. Acredite, muitas pessoas já usam essa tag. Entre também nessa rede! Quanto mais pessoas usarem a tag, mais a literatura será divulgada e, em conseqüência, mais pessoas com as mesmas afinidades você conhecerá (é só clicar na tag e viajar pelos posts...). E não se acanhe, também, de seguir todos aqueles que usam a tag. Ao fazer isso, estará seguindo uma pessoa tão apaixonada pela literatura quanto você e, de quebra, essa pessoa – ao perceber que você também é um aficcionado – provavelmente também o seguirá, aumentando ad infinitum a Rede e os seus contatos. Não é legal estar conectado com pessoas com os mesmos interesses? Não é para elas que você, autor, escreve? Não são elas que você, caro leitor, lerá? Não são os livros delas que você, crítico literário, resenhará? Não são com elas que você, amante da literatura, irá querer conversar sobre o mais novo best seller? Então se envolva e deixe se envolver nessa rede também!

Qualquer dúvida sobre a campanha Literaturas em Rede, entre em contato pelo e-mail coisaprobule@yahoo.com.br ou através do nosso Formulário de Contato.


>>> E se você possui um site ou blogue que não é de nem sobre literatura, mas que é de cultura, artes (música, cinema, teatro, artes visuais, HQ’s, fotografia, design, arquitetura etc.), se inscreva no Culturas em Rede (clique no banner abaixo e saiba mais).


2 comentários:

Wagner Bezerra disse...

Que legal será que agora eu farei sucesso?!...hehe ^^ ;P

Mônica Cadorin disse...

Já me cadastrei, já instalei o widget, já mandei o questionário. Muito boa a ideia. Tô dentro!