15 de nov. de 2011

II Sarau Literário via Twitter


{ Proclamação da República }

No Brasil, só se lembra do dia da Proclamação da República porque é feriado. Se cai no domingo, já era. Por que não comemorar essa data em grande estilo? Elevando, compartilhando, curtindo Literatura? Eis então a Twitteratura!

Essa é a ideia: lembrar de ser brasileiro sem precisar de uma Copa do Mundo. Não se trata de ufanismo. A ideia é fazer dum sarau um costume popular brasileiro, tendo como principal objetivo promover a Literatura, tenha ela que tema for: ufanista ou crítica social, amor ou ódio, esperança ou desapontamento, vida ou morte.

Vamos acabar com o mito de que "o brasileiro não gosta de ler". Você não gosta de ler? Nós gostamos. E gostamos de escrever também. E gostamos que os outros nos leiam. Aí está a oportunidade. Dia 15/11/2011, hoje, em comemoração à Proclamação da República do Brasil será realizado o II Sarau Literário via Twitter. Venha participar, compartilhe seus textos conosco e leia os textos alheios. Cada RT é aplauso!


NÃO HÁ REGRAS, mas algumas sugestões são úteis:

>>> Cuidado para não ser bloqueado durante o evento, visto que há um limite de tweets por dia;

>>> Não publique textos de terceiros: nós queremos ler a sua obra (não precisa ser inédita);

>>> Não divulgue blogs, sites ou similares durante o evento. Entenda isso como uma conversa durante uma declamação: não é o momento adequado para isso;

>>> Não publique outra coisa que não sejam textos literários, RTs e comentários;

>>> Quanto aos RTs, sugerimos que usem a ferramenta do twitter para isso, e não da forma manual: "RT @rogerssilva..."

>>> E por favor, divulgue e participe, o cartaz acima pode ser publicado em qualquer blog, site ou twitter; é só copiar a imagem. O s@rau não é nosso, mas sim de todos os twitteiros que vivem a Literatura no Twitter dia a dia, e para aqueles que querem entrar nesse mundo;

>>> Não se esqueça da hashtag #SarauBrasil

Gostou da ideia? Vai participar? Então leia aqui a página lista de presença e siga as instruções.


{ Organizadores }

Renan Osvaldo Pacheco e Daniele Souza Freitas são namorados, estudantes do último semestre do curso de Letras - Português/Inglês da Unisul. Os dois são autores do trabalho monográfico "Twitteratura: a arte de escrever em até 140 caracteres", orientado pela professora Cláudia Espíndola Gomes, defendido e aprovado em agosto deste ano.São também dois dos três organizadores do I Sarau Literário via Twitter, que aconteceu em junho deste ano.


{ Quem apoia }

* Para conhecer todos que apoiam o II Sarau Literário via Twitter, clique AQUI.

Nenhum comentário: