28 de nov. de 2011

'Do avesso', de Renato Tardivo


Do Avesso é o livro de estreia de Renato Tardivo. Explora, em seus dezenove contos, o avesso das situações e das personagens: seus relacionamentos familiares e amorosos, seus encontros e desencontros, a ambiguidade e os equívocos do cotidiano, a busca – e a perda – da própria identidade. A obra faz parte da Coleção Primeira Impressão, que publica livros escritos exclusivamente por autores inéditos, de diversos gêneros e estilos literários, e ilustrados por jovens artistas plásticos. Os contos de Tardivo recebem gravuras da artista Adriana Bento. E quem assina a orelha do livro é o escritor João Anzanello Carrascoza.


Impressões de leitura:

Com esta coletânea de contos breves, Renato Tardivo escapa da tentação dos estreantes impacientes e começa do lado certo: avesso à ansiedade. [...] opta pelo lado de dentro dos personagens, pelo reverso das coisas, revelando que são a mesma matéria e, principalmente, lembrando-nos que a nossa parte mais vistosa é o nosso próprio forro. (João Anzanello Carrascoza)

É de escritores e livros assim que meus domingos carecem. De frases como estas, do conto “Graça”, que é uma beleza: “Ela ficava deslumbrante quando montava. Eu ia atrás a espreitar a visão mais maravilhosa do mundo. Se pudesse, pensaria todos os superlativos que chacoalhavam naquela sela”. Eu, leitor, se pudesse, escreveria também como Renato Tardivo. Ou se fosse como aquele menino que cresceu “com gosto de ovo caipira na boca”. (Nilto Maciel)

Tardivo tem um ótimo domínio da língua, uma linguagem clara, precisa, enxuta. Seus contos curtos agradam muitíssimo, e alguns têm muita força, como "A mãe do filho", cuja atmosfera afetiva que envolve a mãe prostituta no encontro com o filho afastado fisga o leitor, deixando-o um tanto desnorteado. (Rinaldo de Fernandes)


Título: Do avesso

Autor: Renato Tardivo

Ilustradora: Adriana Bento

Produção e edição: Bruno Tenan

Número de páginas: 96

Tiragem: 500


Onde comprar:

Livraria da Vila, Livraria Edusp, site da Livraria Cultura ou diretamente com o autor: rctardivo@uol.com.br


Sobre o autor:

Renato Tardivo é escritor e psicanalista. Mestre e doutorando em Psicologia Social da Arte, autor de Do Avesso (Com-Arte) e de Porvir que vem antes de tudo – literatura e cinema em 'Lavoura arcaica' (Ateliê/Fapesp), a ser lançado no primeiro semestre de 2012. Colabora com diversos sites e revistas eletrônicas. E-mail: rctardivo@uol.com.br

Twitter: @RenatoTardivo
Blog: renatotardivo.blogspot.com

Facebook: facebook.com/renatotardivo

*** ***


Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Do avesso, de Renato Tardivo.

Para participar do sorteio:

- Primeiramente, é preciso ser seguidor d'O BULE. Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar um (à direita, em Leitores d'O BULE) e participar do sorteio.

- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra ao livro 'Do avesso', de Renato Tardivo. Saiba mais em http://bit.ly/vAxZPW #sorteionobule

- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação criando uma postagem sobre o sorteio em seu blog. Caso não possua nem Twitter nem blog, divulgue o link d’O BULE, se referindo ao sorteio, em seu Orkut ou Facebook.

- E, para facilitar o contato do autor com o vencedor do sorteio, pode enviar o seu endereço de e-mail pelo Formulário de Contato ou deixar nos comentários desta postagem. Caso não envie o seu e-mail, o contato será estabelecido pelo Twitter.


*** Atenção! A promoção é válida até dia 05 de dezembro. No entanto, o sorteio apenas será realizado assim que alcançar a quantidade mínima de 15 participações. BOA SORTE! ***

5 comentários:

Anônimo disse...

Quero ganhar esse! ceres_09@hotmail.com

Jenifer C. disse...

@giras_sois
jenifercarmo18@yahoo.com.br

Anônimo disse...

amanda.arleal@yahoo.com.br
@amanda_leal :)

Poesia na alma disse...

Quero ganhar @liligarota!

Heloisa Emy disse...

Eu quero ganhar e com autógrafo!! =)