17 de out. de 2011

'O grande pajé', de Cesar Soares Farias

Neste segundo trabalho, Cesar Soares Farias assume definitivamente a sua identidade contista, deixando de lado as longas narrativas que caracterizaram o seu livro anterior, mais voltado para a crônica. A única exceção é a história que abre a coletânea e dá nome à obra, O Grande Pajé. Nesta, ele transita entre a poesia e a narrativa para traçar com profundidade as características psicológicas dos personagens. Já os demais contos são pinceladas rápidas em temas que influenciam ou ocupam papel relevante na mente do autor, como o vegetarianismo, a descriminalização da maconha e o preconceito racial.

Os contos são de indiscutível riqueza de detalhes, sobretudo aquele que intitula o livro. O Grande Pajé, como poderá observar o leitor, é uma criação grandiosa, que nos remete ao martírio de um Cristo banhado e redesenhado nas tintas da brasilidade. Na sequência, mais outros onze deliciosos contos, estes mais curtos e mais regados de comicidade, mas todos levando o leitor a estabelecer uma relação de cumplicidade com os divertidos e singulares personagens que se sucedem nesse mosaico de "causos" e histórias, que podem até ter acontecido com seu vizinho e você não teve tempo ou oportunidade de perceber. Uma questão de olhar. O olhar do narrador reproduz, com sutil singularidade, a caricatura de um Brasil matreiro e policromático, apesar de todas as mazelas.

Contar um conto e aumentar mil pontos é o que o autor faz brilhantemente, pintando palavras com predominância dos tons cerúleos do sul. À medida que as páginas avançam, o leitor é tomado pelas mais diversas e prazerosas sensações, que o entretêm e o levam para dentro da obra. Uma obra feita de amor, humor, irreverência e crítica. Um painel onde se misturam, com criatividade, a prosa, a poesia, a música, o cômico e a força dos personagens.

Ilustrações: Ismael Pereira
Arte final: Priscila Evangelista
Capa: Tiago Kirsch Lanes
Revisão: Márcia Cardoso
Diagramação e Produção Gráfica: Forma Diagramação
Impressão: Pólo Printer Gráfica Digital e Offset

Onde comprar:

Em Porto Alegre, nos seguintes endereços:
*Livraria Ponto dos Livros, na Av. Venâncio Aires, 449- loja 6- Bairro Bom Fim.
*Sede da AGEI, na Av. Borges de Medeiros, 740, sala 20 (viaduto)- Bairro Centro.

Com o autor:
*Através do email cesarsf@ymail.com ou pelo fone (51) 93298291


Sobre o autor:

Em 2006, com o conto Aquele vitelo, Cesar Soares Farias venceu o concurso de contos promovido pela Biblioteca Leverdogil de Freitas na capital gaúcha. No ano seguinte, participou duplamente da Feira do Livro de Porto Alegre, lançando a sua primeira coletânea de contos e crônicas, Utopias Papareias, e fazendo parte da coletânea Vôo Independente 6, organizada pela AGEI (Associação Gaúcha dos Escritores Independentes).


*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro O grande pajé, de Cesar Soares Farias.

Para participar do sorteio:

- Primeiramente, é preciso ser seguidor d'O BULE. Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar um (à direita, em Leitores d'O BULE) e participar do sorteio.

- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra ao livro 'O grande pajé', de Cesar Soares Farias. Saiba mais em http://www.o-bule.com #sorteionobule

- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação criando uma postagem sobre o sorteio em seu blog. Caso não possua nem Twitter nem blog, divulgue o link d’O BULE, se referindo ao sorteio, em seu Orkut ou Facebook.

- E, para facilitar o contato do autor com o vencedor do sorteio, pode enviar o seu endereço de e-mail pelo Formulário de Contato ou deixar nos comentários desta postagem. Caso não envie o seu e-mail, o contato será estabelecido pelo Twitter.

*** Atenção! A promoção é válida até dia 24 de outubro. No entanto, o sorteio apenas será realizado assim que alcançar a quantidade mínima de 15 participações. BOA SORTE! ***

5 comentários:

Sérgio Bernardo disse...

sempoesianaoda@hotmail.com
@Sempoesianaoda

HosanaMarques disse...

hosanna82@hotmail.com

@SrtaSiblyVane

Anônimo disse...

hdramone@gmail.com

Twitter: @aforismosemfuga

Anônimo disse...

tomesk@yahoo.com
@MarcoAMartire

Rosane Fantin disse...

Infelizmente as pessoas não vêm aqui para comentar o post que fala de um grande novo escritor. Apenas deixam seus endereços eletrônicos... Que tristeza... Podiam ao menos dizer alguma coisa. Talvez não tenham o quê. Bem, estou aqui para comentar sobre o livro do César. Ainda não o li na íntegra pois somente hoje tive a alegria de adquirir um exemplar na nossa tradicional Feira do Livro (de Porto Alegre) e tê-lo autografado pelo autor, mas não resisti chegar em casa e comecei a ler no caminho. Estou impressionada com a riqueza de detalhes que traçam os personagens, tornando-os quase que pálpáveis e íntimos da gente. Uma narrativa que prende e nos deixa curiosos a respeito de onde a história irá nos levar. Quando terminar minha leitura posso voltar e dar a minha opinião completa, mas pelo que já vi, tenho certeza que não me decepcionarei. Já estou seguindo o teu blog, Rogers. Gostei muito, apesar dos comentaristas não serem de falar muito...rsrsrs
Um abraço!
Rosane Fantin