30 de ago. de 2011

'Tesselário', de Geraldo Lima


Segundo o Aurélio, ‘tesselário’ é o operário que prepara pedras ou tijolos para pavimentos; é, também, um mosaísta. A concepção do livro de minicontos Tesselário, de Geraldo Lima, seguiu essa definição: os textos, diversos na forma, gênero e tema, compõem um verdadeiro mosaico.

O livro é divido em duas partes: Tesselas (tessela, segundo ainda o Aurélio, é “cubo ou peça de mosaico”) e Breu. A primeira parte é composta de 34 minicontos (ou minitextos, como queiram) e a segunda, de 33 microcontos.

Tesselário, como bem o disse o escritor José Ricardo Moreira, "não quer ser livro de contos" (referia-se ele às Tesselas). Será, então, um mosaico de textos diversos, de minitextos. Como o cara que recolhia pedrinhas, seixos, alguns bastante irregulares, e isso é que o animava, Geraldo Lima também foi instigado pela irregularidade, pela singularidade de cada texto. Como Artur Bispo do Rosário, com seu manto sagrado, e Gabriel Joaquim dos Santos, com sua Casa da Flor, ele foi compondo poeticamente esse labirinto de textos onde ecoam vozes diversas, distantes no espaço e no tempo.

Na primeira parte, Tesselas, algumas narrativas são apenas fragmentos, lascas de texto. Na segunda parte, Breu, o autor procurou a concisão do que se chama hoje de micronarrativas. Breu representou uma tentativa de mergulho nos desvãos da mente humana, no seu lado obscuro. Quanto à estrutura dos textos, buscou o máximo de concisão, procurando não ultrapassar o limite de cinco linhas. Foi, segundo o autor, como compor sonetos ou haicais.


Tesselário, 1ª edição
Autor: Geraldo Lima
Selo 3x4, Editora Multifoco
Capa: Guilherme Peres
Revisão: Joel Pires
Número de Páginas: 81
ISBN: 978-85-7961-388-3

Preço: R$30,00


Onde comprar:

Por enquanto, pedidos podem ser feitos através do e-mail vendas@editoramultifoco.com.br (o livro será enviado pelo correio) ou no site da editora: http://www.editoramultifoco.com.br/. Pode ser comprado também na loja da editora, na Lapa, Rio de Janeiro.

Sobre o autor:

Geraldo Lima é autor dos livros A noite dos vagalumes (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária, FCDF), Baque (contos, LGE Editora/FAC), Nuvem muda a todo instante (infantil, LGE Editora), UM (romance, LGE Editora) e Trinta gatos e um cão envenenado (peça de teatro, Ponteio Edições). É colunista dos sites O BULE e Portal Entretextos http://portalentretextos.com.br. Colabora com o Jornal Opção, em Goiânia, Jornal de Sobradinho e a revista Triplo V www.triplov.com. Mantém o blog Baque: www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com


*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Tesselário, de Geraldo Lima
.

Para participar do sorteio:


- Primeiramente, é preciso ser seguidor d'O BULE. Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar um (à direita, em Leitores d'O BULE) e participar do sorteio.
- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra ao livro 'Tesselário', de Geraldo Lima. Saiba mais em http://bit.ly/puzvVn #sorteionobule
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação criando uma postagem sobre o sorteio em seu blog. Caso não possua nem Twitter nem blog, divulgue o link d’O BULE, se referindo ao sorteio, em seu Orkut ou Facebook.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu email e o seu endereço de Twitter (por exemplo, rogers.silva@hotmail.com e @rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção.

OBS: A pessoa que não for seguidor d'O BULE OU não postar o seu email e o endereço do Twitter (Orkut, Facebook, Blog) no espaço dos comentários desta postagem, automaticamente será excluída do sorteio.

*** Atenção! A promoção é válida até dia 06 de setembro se (e apenas se) houver uma quantidade mínima de 15 participações ***

16 comentários:

Jéssica disse...

jesamorimfr@hotmail.com
@AmorinJess

http://twitter.com/#!/AmorinJess/status/108506768245661696

Marcio Scheibler disse...

marcioscheibler@ibest.com.br
@scheiblermarcio
http://twitter.com/#!/scheiblermarcio/status/108508349468901376

Katia em anexo disse...

katiaverbo@gmail.com
@ktmota

Anônimo disse...

Vamo decumforça, como dizem por aí.

@doalf
andrelucas.fernandes@gmail.com

Geraldão, sucesso meu véi!

Lajedo Hélverton Baiano disse...

Quero ganhar o livro do Geraldo. Meu e-mail: helvertonbaiano@gmail.com / twitter: @helvertonbaiano

Analuiza disse...

aanalluizaooliveira@gmail.com
#aanalluizaooliv

Analuiza disse...

aanalluizaooliveira@gmail.com
#aanalluizaooliv
obule_blogueO Bule
por aanalluizaooliv
Para concorrer ao sorteio do livro Tesselário, de Geraldo Lima, acesse http://www.o-bule.com/
há 1 horaFavoritoDesfazer RetweetResponder

Alvaro Posselt disse...

Olá, Geraldo!
Parabéns pelo livro.
Um abraço.

alvaroposselt@yahoo.com.br

ciduba disse...

Oi Geraldo!!!!
Sucesso com o lançamento do livro.
mjga@terra.com.br

Cláudio B. Carlos disse...

Opa!

claudiobcarlos@gmail.com

cristina dana disse...

Sucesso Geraldo! Há tempos que desejo conhecer sua obra, mas por inúmeros compromissos profissionais infelizmente não tive tempo. Espero ter sorte! Parabéns pelo lançamento do livro!
crisdana109@gmail.com

Sérgio Bernardo disse...

Vamos lá!
- sempoesianaoda@hotmail.com
- @Sempoesianaoda

Anônimo disse...

Tentando a sorte...

Unknown disse...

marcioscheibler@ibest.com.br
@scheiblermarcio

http://twitter.com/#!/scheiblermarcio/status/111044137016492033

Carol Judy disse...

msndajudy@hotmail.com

@ca_judy

https://twitter.com/#!/ca_judy/status/112545844481359874

Thiago Bomfim disse...

Quero concorrer ao livro do Geraldo, "Tesselário".
E-mail: thiagobonfa@yahoo.com
@Tchirp