8 de jul. de 2011

'Todo dia me atiro do térreo', de Lula Falcão


O diário da @tuiteira

“Todo dia me Atiro do Térreo”, livro de Lula Falcão, conta as histórias de Maria Lucia, personagem que escolheu as redes sociais para chutar o balde e pisar na jaca.

O livro Todo dia me atiro do Térreo conta a história da fictícia Maria Lucia por meio de um diário da própria personagem. Fracassada na vida real, ela escolheu as redes sociais para despejar doses de ironia, escárnio e bom humor em meio a bebedeiras e sexo virtual. Nesse meio tempo, tenta escrever um romance que se despedaça em posts no twitter, entre citações de Francis Bacon e Odair José. Todo dia me Atiro do Térreo – #tuiteira, do jornalista Lula Falcão, tem prefácio da escritora e roteirista Adriana Falcão e orelha do colunista Xico Sá.

“É um personagem urbano, que eu peguei de várias pessoas que conheço – na vida e nas redes sociais. Misturei tudo e criei um personagem de ficção”, explica Falcão. Maria Lúcia surgiu postando rápidas reflexões no blog do autor e, depois de muitas menções no twitter e facebook, conquistou o interesse dos leitores.

De acordo com o crítico Thiago Corrêa, a personagem revela os bastidores da sua rotina vazia em frente ao computador, expondo sua trajetória de solidão conectada à rede. Aos 30 e poucos anos ou 30 e tantos – a idade fica a cargo do leitor – Maria Lúcia não poupa sarcasmo para descrever a falta de sentido da sua vida, cuja carreira de atriz foi progressivamente lhe levando para os bastidores da produção cultural, no ritmo das rugas do tempo. “Apesar dos problemas, ela vai levando, pisando na jaca e chutando o balde”, conta Falcão. “Maria Lúcia é contraditória. É maluca. É cachaceira. É angustiada. É solitária. É viciada em Internet. É uma filósofa. É Atarantada. É a cara do nosso tempo”, escreve Adriana Falcão.

A vida da Maria Lucia é online, mas ela conta o que se passa e se passou em sua existência balzaquiana, onde quase tudo dá errado: projetos para as leis de incentivo que não vingam, falta de dinheiro, aluguel atrasado, bebedeiras, casos amorosos frustrados, empregos chatos, solidão, vodka, comprimidos tarja preta, boemia e uma dieta à base de miojo numa quitinete desarrumado. “O autor soube captar a desilusão de uma geração com fome de tudo, provocando uma leitura alucinante, de uma pegada só, em ritmo acelerado”, observa Corrêa.

Todo dia me atiro do terreo

Editora Bookess

145 páginas / 2011

Prefácio: Adrina Falcão

Orelha: Xico Sá

Mais informações:

Melina Coleta: 11-32534542 ou 11-84150262

Lula falcão: lulafalcao.gmail.com



Sobre o autor:

Jornalista com mais 30 anos de experiência em redações, Lula Falcão atuou como repórter, redator, editor-assistente, editor e chefe de sucursal de alguns dos principais veículos de comunicação do País: O Globo, VEJA e o Estado de S. Paulo. Participou ainda do Centro de Criação de Projetos Especiais da Companhia de Notícias (CDN) e foi colaborador de publicações brasileiras em San Francisco e Nova York (EUA). Ganhou o prêmio de jornalismo (nacional) da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em 1995. É co-autor de Frevo – 100 anos de Folia (história do frevo) e autor de Todo dia me Atiro do Térreo (ficção).

*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Todo dia me atiro do térreo, de Lula Falcão
.
Para participar do sorteio:
- Primeiramente, é preciso ser seguidor d'O BULE. Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar um (à direita, em Leitores d'O BULE) e participar do sorteio.
- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra ao romance 'Todo dia me atiro do térreo', de Lula Falcão. Saiba mais em http://t.co/zXPZUVL #sorteionobule
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação criando uma postagem sobre o sorteio em seu blog. Caso não possua nem Twitter nem blog, divulgue o link d’O BULE, se referindo ao sorteio, em seu Orkut ou Facebook.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu email e o seu endereço de Twitter (por exemplo, rogers.silva@hotmail.com e @rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção.

OBS: A pessoa que não for seguidor d'O BULE OU não postar o seu email e o endereço do Twitter (Orkut, Facebook, Blog) no espaço dos comentários desta postagem, automaticamente será excluída do sorteio.


*** Atenção! A promoção é válida até dia 15 de julho se (e apenas se) houver uma quantidade mínima de 15 participações ***

19 comentários:

Anônimo disse...

Já sigo O Bule e já postei em meu twitter. Meu e-mail: tudosimples@gmail.com e meu twitter: @tudosimples . Um abraço!

Anônimo disse...

ceres_09@hotmail.com
@Moon_09baby

Felicidade Clandestina disse...

a_arte_da_literatura@yahoo.com.br
@giras_sois

Jô Bittencourt disse...

@joulbitt

Jéssica disse...

Email: jesamorimfr@hotmail.com

Twitter:@AmorinJess

http://twitter.com/#!/AmorinJess/status/89418182300938240

Idéias de Crisálida disse...

Já sigo O bule.Meu e-mail: drikaferreira893@gmail.com e twitter: @adrianacorreia3

Anônimo disse...

Tamo ae!

andrelucas.fernandes@gmail.com
@doalf

Faz um tempo que não participo de um desses. xD

Wagner Bezerra disse...

To muito afim de ler este livro!

e-mail: wagnerbezerrapontes@hotmail.com
twitter: @poetacronico

Abraço!

Fernanda Schimanski disse...

e-mail: feschimanski@hotmail.com
twitter: @feschimanski

Zélia Lopes Bueno disse...

Já sigo "O Bule". lopes.bueno@terra.com.br

Celinha disse...

Sigo o blog, Meu email celinhamaraguaji@hotmail.com e @maraguaji

Sérgio Bernardo disse...

Mas uma promoção bacana d'O Bule!
- sempoesianaoda@hotmail.com
- @Sempoesianaoda

Elvys B. Soares disse...

@elvysbrito
yuamabush@hotmail.com

Luciana Minuzzi disse...

Bah! Quero muito o livro.

@lucianaminuzzi
luminuzzi@gmail.com

Cláudio B. Carlos disse...

claudiobcarlos@gmail.com

@claudio_carlos

dalrio.marcio disse...

dalrio.marcio@gmail.com @oprefeito

Anônimo disse...

Opa, Postado! Twitter @ultimalit o e-mail é francieleletrasufu@gmail.com

Katia Mota disse...

Puxa parece bacana
katiaverbo@gmail.com
@ktmota

Anônimo disse...

Postado! Sigo O Bule no Twitter.

@PRangelCBN
prdmenezes@yahoo.com.br

Paula Rangel