29 de mai. de 2011

'Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos', de Eliete Negreiros


Eliete Negreiros estudou a linguagem e mensagens nas canções de Paulinho da Viola. Em Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos, a autora analisa poesia e canção e encontra as temáticas, os procedimentos artísticos e a poética no trabalho do sambista. O livro é um recorte da obra de Paulinho da Viola e reflexão sobre a canção brasileira.

Este livro também é um convite à reflexão sobre a obra de Paulinho da Viola. Fruto de muitos amores, ele nasce da comunhão entre canção popular, filosofia, literatura e da grande admiração da autora pelo compositor. Paulinho da Viola faz arte dos grandes compositores de música popular brasileira que se tornaram consagrados pelo valor, beleza e integridade de sua arte. Suas canções sempre tiveram o poder de comover e fazer refletir e traduzem uma sabedoria acumulada através da vida, sintetizada com maestria, num momento de criação.

A primeira parte do livro é sobre a obra do compositor. São analisadas Para Ver as Meninas, Pressentimento, Num Samba Curto, Vida e as canções que fazem parte do LP Nervos de Aço. Além disso, há uma breve história do samba carioca e uma entrevista inédita com Paulinho da Viola. Os autores que iluminam a análise das canções são Luiz Tatit, Paul Valéry, Manuel Bandeira, entre outros. Para falar da história do samba a autora remeteu-se a Sérgio Cabral, José Ramos Tinhorão, Carlos Sandroni e Hermano Vianna.

A segunda parte trata de questões gerais pertinentes ao universo da canção, atendo-se ao aspecto literário, considerando a letra de música como um poema. O que é a poesia? O que é a canção? É em torno destas perguntas que gravitarão as reflexões aí sugeridas. E aqui Eliete se remete, além dos autores já citados, a Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Jacques Rousseau, T. S. Eliot, Mário de Andrade e José Miguel Wisnik. Este livro é um dos recortes possíveis da obra de Paulinho da Viola e da reflexão sobre a canção brasileira.

Ensaiando a Canção: Paulinho da Viola e Outros Escritos é um roteiro sensível para refletir sobre algumas das canções deste grande sambista e também para pensar nos desdobramentos que esta reflexão propicia. Analisa canções, traz depoimentos e pequenos ensaios sobre estética da canção. Neste livro a reflexão nasce da canção: é a partir da escuta atenta de Paulinho da Viola que somos levados a percorrer os escritos de Sartre e Merleau-Ponty, de Manuel Bandeira e Luiz Tatit. A força e a beleza das canções de Paulinho da Viola conduzem autor e leitor nesta viagem em que a arte e a filosofia se encontram.


Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e Outros Escritos
Eliete Eça Negreiros
224 p.
14 X 21 cm
ISBN: 978-85-7480-537-5
R$ 35,00

Sobre a autora:
Eliete Negreiros nasceu em São Paulo em 1951. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na USP e é cantora de música popular brasileira. Com seu disco de estreia, Outros Sons (1982), produzido por Arrigo Barnabé, ganhou o prêmio APCA como cantora revelação. Depois vieram Ângulos – Tudo Está Dito (1986), Canção Brasileira – Nossa Bela Alma (1992), com o qual ganhou o prêmio APCA de melhor cantora de música popular, e 16 Canções de Tamanha Ingenuidade (1996). Atualmente está fazendo doutorado em filosofia sobre as canções de Paulinho da Viola.

*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e Outros Escritos, de Eliete Negreiros, entre os seguidores d'O BULE.
Caso ainda não seja um seguidor, aproveite para se tornar e participar do sorteio.
Daqui a uma semana (05/06) divulgaremos o contemplado aqui n'O BULE.

Nenhum comentário: