14 de mar. de 2011

'Retratos da Garoupa', de Fernanda Grigolin



Retratos da Garoupa, livro de estréia de Fernanda Grigolin, é composto por duas narrativas: o texto escrito e o ensaio fotográfico. O narrador é masculino, o pai de Fernanda. Um jovem catarinense que fala do cotidiano, da cidade e de suas lembranças e escreve suas memórias dos 29 aos 31 anos de idade.

A historia se passa no final dos anos 70. Ditadura militar. Melancolia. O personagem se apresenta por meio de palavras e imagens, que constroem uma relação híbrida. Em Retratos da Garoupa, os discursos correm em paralelo e se entrecruzam na cidade de Porto Belo, cidade catarinense.

Desta maneira, Porto Belo é o espaço das palavras e das imagens. O lugar da memória, da infância. O texto literário é o diário dos últimos três anos de vida do narrador. As imagens fotográficas apresentam o verbalmente intangível.

O livro é fruto de três anos de pesquisas e entrevistas realizadas por Fernanda Grigolin, que teve como grande fonte de inspiração o trabalho de Lucila Quieto, Arqueologias de las ausencias.
.
Retratos da Garoupa: 1ª edição.
ISBN: 978-85-911242-0-6
Idealização e Pesquisa: Fernanda Grigolin
Textos e Fotos: Fernanda Grigolin ( http://fernandagrigolin.com )
Editora Iara
Revisão: Raquel Maygton Vicentini
Encadernação: Fernanda Britto
Projeto Gráfico: Estúdio lab 62
Tiragem: 200 exemplares

Onde comprar:
Pedidos podem ser feitos por meio do e-mail publicacoesiara@gmail.com (o livro será enviado pelo correio). O preço de lançamento é R$ 60,00; após o lançamento, será R$ 80,00. Mais informações podem ser adquiridos pelo e-mail acima.

Sobre a autora:
Fotógrafa e jornalista com especialização em Direitos Humanos (USP). Atualmente trabalha com fotografia de palco e documental. Os dez anos de sua vida dedicados ao ativismo social, nas temáticas de juventude e mulheres com atuação no Brasil e na América Latina, enriqueceram seu olhar sobre o mundo e, hoje, são fundamentais para o seu processo criativo. Atua na Jurema Filmes e no Luz em Cena e participa de grupos de estudo de fotografia e da Edith. Desenvolve trabalhos autorais sobre fotografia e literatura, e fotografia e memória. O livro Retratos da Garoupa, resultado de uma pesquisa iniciada em 2007, é um deles.
.
Curiosidade: Uma das fotos do livro faz parte de um ensaio da autora chamado Cercania, que estará em exposição em Belém-PA a partir do dia 15 de março. A autora foi selecionada para o II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Mais informãções sobre o evento AQUI e AQUI.

*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Retratos da Garoupa, de Fernanda Grigolim.
Para participar do sorteio:
- Primeiramente é preciso ser seguidor d'O BULE.
- Depois, vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra a um exemplar do livro 'Retratos da Garoupa', de Fernanda Grigolin. Saiba como acessando http://t.co/a1lnphh
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação da promoção reproduzinho esta postagem em seu blog.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu e-mail e o seu endereço de Twitter (por exemplo, @rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção.
Não esqueça do email, hein!

***A promoção é válida até dia 21 de março ***

7 comentários:

Elvys B. Soares disse...

elvis.brito.soares@gmail.com
@elvysbrito

Vinicius Cardoso disse...

@vac_cardoso

viniciuscardoso.ufpi@gmail.com

=]

Luis Tertulino disse...

tertulinoifrn@gmail.com

@tertulino_

Anônimo disse...

@bracchi

bracchi@gmail.com

Anônimo disse...

@tallita_lizzye
talli_lizzie@yahoo.com.br

Rômulo Costa disse...

@romulocosta

cromulo13@hotmail.com

Unknown disse...

Sorteio divulgado no meu Orkut > http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5368118413898430057&rl=t

E-mail: pattylcampos@yahoo.com.br