23 de out. de 2010

'Sombras e sonhos', de Álvaro Domingues


Sombras e Sonhos é o livro de estreia do autor Álvaro Domingues. Atuante no meio da ficção científica e autor do Blog do Pai Nerd (http://blogdopainerd.blogspot.com), Domingues sempre cavou o seu espaço em sites e revistas técnicas para publicar contos que investigam a fundo a mente humana até reunir material suficiente para um livro.

Em Sombras e Sonhos, 38 textos – entre contos, microcontos e um poema – compõem um trabalho que explora anseios, temores, mitos e descrenças humanos.
O resultado é uma ficção científica sui generis, caracterizada pelo lirismo e pela paixão dos textos e de seus personagens.

Roberto Sousa Causo, em sua apresentação do livro, fala que Álvaro Domingues “faz com que o ato despretensioso de narrar conduza o leitor aos efeitos literários de inversão, choque ou epifania. Apresenta uma surpreendente delicadeza, uma quase doçura em sua subjetividade e no andamento das histórias, que confere sutileza aos truques e torna o leitor cúmplice dos seus malabarismos”.

A sensação de epifania fica ainda mais evidenciada nos microcontos do livro: “O gato de Kant”, “A vida num instante”, “Samurai”, “Pescadora de almas”, “Tempus fugit”, “A leitora”, “Finados”, “Não estamos sós”, “Lua”, “Nascimento”, “Psicografia”, “Palácio colorido”, “Tela em branco”, bem como na única poesia: “Sonhos de menina”.

O texto poético traz em seu título um dos motes dessas histórias – também uma das palavras que dão título à coletânea –, os sonhos. E são eles que dão a tônica dos trabalhos mais longos: “Espaço”, “E se...?”, “Limiar”, “Um único olhar”, “Por toda a eternidade”, “Amálgama”, “Sonho lúcido”, “À nossa imagem e semelhança”, “Entrevista com o famoso... quem???”, “Politicamente correto”, “Uma valsa na zona do crepúsculo”, “Fruto proibido”, “Sublime”, “Anima”, “Vai ficar melhor quando o vir impresso... e quando colocarem aqueles números”, “O chamado da floresta”, “Filha da Lua”, “Desejo molhado”, “Chuva”, “Ronda”, “O outro”, “Ela”, “Abrigo divino” e “Tempo”.

Obra
Sombras e sonhos
Autor
Álvaro Domingues
Formato
11 x 19,2 cm
Nº de páginas
136
Preço sugerido
R$ 20,00
ISBN
978 85 63223 02-9
Data da publicação
Agosto de 2010

Sobre a Editora
A Balão Editorial estreou recentemente com os livros Hector & Afonso – Os Passarinhos, e EntreQuadros – A Walk on the Wild Side, sendo Sombras e Sonhos seu terceiro título. Sua missão é divulgar a cultura e o saber acadêmico e promover a leitura, em favor da democratização da informação, oferecendo materiais que sempre apresentem qualidade e edição criteriosa.

Sobre o Autor
Álvaro Domingues é contista, cronista, resenhista e poeta. É também blogueiro, mantendo o Blog do Pai Nerd (http://blogdopainerd.blogspot.com) e o blog Sombras e Sonhos (http://sombrasesonhos.zip.net). Colaborou também nos sites Blocos OnLine (www.blocosonline.com.br), no Projeto de mini e microcontos da Fábrica de sonhos (http://minimicrocontos.blogspot.com) e PODespecular (http://podespecular.com.br). Tem contos publicados na revistas Bits, Nossas Edições e nos independentes Sommium e Adorável Noite. Foi editor das revistas Microhobby e MSX Micro e redator na revista Nova Eletrônica.

*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Sombras e sonhos, de Álvaro Domingues.
Para participar do sorteio:
- Vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra a um exemplar do livro 'Sombras e sonhos', de Álvaro Domingues. Saiba como acessando http://bit.ly/d9Nqea
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação da promoção reproduzinho esta postagem em seu blog.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu e-mail e o seu endereço de Twitter (por exemplo, rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção.
Não esqueça do email, hein!


***A promoção é válida até dia 30 de outubro***

*** O GANHADOR DO SORTEIO DEVE SE COMPROMETER A ESCREVER UMA RESENHA SOBRE O LIVRO E PUBLICAR EM SEU BLOG. CASO NÃO TENHA BLOG, PODE ENVIAR A RESENHA PARA O BULE, QUE A PUBLICARÁ COMO COLABORAÇÃO. SE PREFERIR, O SORTEADO PODERÁ ENVIAR SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA PARA O PRÓPRIO AUTOR ***


15 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
ROGERS

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

José
Ramón...

Vinicius Cardoso disse...

VAC_Cardoso

viniciuscardoso.ufpi@gmail.com

Bruna Cristine disse...

@brunaacg

brunaa_cristine@hotmail.com

Anônimo disse...

m_ninha

m.ninhaaparecida@yahoo.com.br

Anônimo disse...

@m_ninha

m.ninhaaparecida@yahoo.com.br

Priscila Damascena disse...

@pridamascena
http://twitter.com/pridamascena

prisciladn87@hotmail.com

Eduardo Silveira disse...

quero! (novidade... :)

@edu_silveira

edusilveira90@hotmail.com

Dalton Almeida disse...

Almeida.dalton@gmail.com
@conde_dl
http://twitter.com/#!/conde_dl/status/28651503394

Marina Lukavy disse...

@marinalukavy
marinalukavy@gmail.com

Luiz Fernando Cardoso disse...

ruisu.carudoso@gmail.com
@literatsi

Pamella Oliveira disse...

@pam_oliver
pamella.soliveira@hotmail.com

:*

Crika disse...

@Crikaninja

espadasamurai@gmail.com

DSG disse...

@dsgualbertinha

daianagualberto@hotmail.com

Anônimo disse...

angel-avenger@hotmail.com
@Mephyros

Anônimo disse...

m_ninha

m.ninhaaparecida@yahoo.com.br