22 de out. de 2010

Simpoesia 2010

-
-
III SIMPÓSIO DE POESIA CONTEMPORÂNEA – SIMPOESIA
-
O Simpoesia foi realizado pela primeira vez em outubro de 2008, através de uma parceria entre a Casa das Rosas — Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e a Universidade de São Paulo (USP), com curadoria da poeta Virna Teixeira e do professor Antônio Vicente Pietroforte. O evento contou com a presença de 50 poetas brasileiros, de diferentes regiões do país, incluindo autores já reconhecidos, como Roberto Piva, Claudio Willer, Glauco Mattoso, Claudia Roquette-Pinto, e Frederico Barbosa, e também com a presença de poetas jovens, professores e críticos literários. A programação interativa, que além de recitais e debates, incluiu shows, videopoemas e performances, estendeu-se ainda para o Museu da Língua Portuguesa e a Academia Internacional de Cinema. Todas as atividades foram gratuitas e abertas ao público.
-
O Simpoesia II, realizado em 2009 na Casa das Rosas e no Instituto Cervantes, passou a contar também com a participação de poetas estrangeiros. Poetas como William Alegrezza (USA), Victor Sosa (México), Rodolfo Hasler (Cuba/ Espanha), Tracy Grinell (USA), Luís Serguilha (Portugal), Stefan Tobler (Inglaterra), entre outros, estiveram em São Paulo para recitais e conversas em torno da tradução, revistas de poesia e crítica literária. Parcerias foram firmadas com o Consulado do México e a Centro Cultural da Espanha em São Paulo. Ocorreu também uma feira de pequenas editoras independentes de poesia do Brasil e Argentina, organizada pela revista Grumo. O evento foi um sucesso de público e crítica e reuniu mais de mil pessoas nos quatro dias de encontro.
-
O Simpoesia III, a ser realizado entre 5 a 7 de novembro, propõe novamente um intercâmbio entre poetas brasileiros (de locais distintos do país), e poetas estrangeiros. A abordagem será mais compacta. Três grandes nomes de impacto no cenário internacional, Bruce Andrews (USA), a poeta e tradutora Erin Moure (Canadá), e o holandês Arjen Dunker estarão em São Paulo para apresentar e discutir seu trabalho. A programação este ano inclui uma participação maior de poetas mulheres, discussão sobre poesia contemporânea nas universidades e um foco em tradução. Haverá uma palestra com o curador de Latin American Collections da British Library, Aquiles Alencar Breyner, sobre biblioteca digital e arquivo de material eletrônico na web. Há incentivo à presença de poetas jovens e lançamentos de livros de poesia. O encontro ocorrerá na Casa das Rosas, com curadoria de Virna Teixeira. A curadora tem boa experiência na produção de encontros literários e recentemente organizou o Festival de Poesia Tordesilhas em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa, junto com o poeta Claudio Daniel.
-
Realização: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
Produção: Casa das Rosas e Organização Social POIESIS de Cultura

Nenhum comentário: