2 de set. de 2010

'Roseiral', de José Inácio Vieira de Melo


Abrangendo múltiplos temas nas cinco partes em que se compõe, e recorrendo a diversas formas poéticas, Roseiral, este novo livro do poeta José Inácio Vieira de Melo, publicado pela Escrituras Editora, reafirma-lhe o vigoroso perfil.

A matéria bruta deste livro aborda o universo das crueldades, das injustiças, das rédeas incômodas, impostas a todos os viventes. E para fugir desta ciranda, o poeta, com sua lira inquieta, na brasa do seu sentimento, louva a Nero e vai botando fogo no mundo, este mundo que começa no sertão e termina nas galáxias.

Quinto livro de poemas de José Inácio, Roseiral é composto por 42 poemas inéditos divididos em cinco capítulos. Conta ainda com ilustrações requintadas do artista plástico carioca Daniel Biléu e com o ensaio “O poeta que monta o Sertão é o mesmo que pisa na Lua”, de Eliana Mara Chiossi, escritora paulista radicada na Bahia.

Em seu texto, Eliana Mara atenta para a mudança de tom deste novo trabalho em relação aos livros anteriores: “Posto que decide dar um salto, José Inácio mostra a coragem de assumir outra dicção. Ao buscar outra perspectiva, corre riscos e em vários pontos do livro, surpreende a força de rompimento”.

A contracapa traz texto de Myriam Fraga, que assim definiu a poesia de Roseiral: “O que mais espanta em José Inácio é a extrema vitalidade de sua poesia. Uma poesia telúrica e carnal. Visceralmente ligada ao cotidiano, transfigurada pelo mistério que parece emergir das coisas mais simples. Uma poesia que nasce no sertão e se abre para o mundo”.

Outras duas grandes poetas brasileiras aparecem no Roseiral: a baiana Maria da Conceição Paranhos e a amazonense Astrid Cabral. A primeira, com um belíssimo soneto dedicado ao autor. Astrid, com o texto das orelhas. Roseiral – O mundo encarnado pela seiva das rosas escarlates – é, sem dúvida, uma obra que inaugura um novo momento na poética de José Inácio Vieira de Melo.
.
Roseiral - o mundo encarnado pela seiva das rosas escarlates
José Inácio Vieira de Melo
ISBN 10: 8575313565
Páginas: 110
Preço: R$ 20,00
.
Onde e como comprar:
Livraria e editora Arte Pau Brasil ( www.artepaubrasil.com.br/site ), mais especificamente AQUI
* As pessoas que residem em Salvador poderão adquirir o livro Roseiral na Livraria LDM Multicampi, na Rua Direita da Piedade.
.
Sobre o autor:
José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta e jornalista. Publicou os livros Códigos do silêncio (2000), Decifração de abismos (2002), A terceira romaria (2005), A infância do Centauro (2007) e Roseiral (2010). Organizou Concerto lírico a quinze vozes – Uma coletânea de novos poetas da Bahia (2004) e a agenda Brasil Retratos Poéticos 2010 (2009). Participa das antologias Voix croisées: Brésil-France (2006) e Roteiro da poesia brasileira – Anos 2000 (2009). Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005), a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009) e o projeto Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007). Edita o blog Cavaleiro de Fogo (www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com).

*** ***

Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Roseiral, de José Inácio Vieira de Melo.
Para participar do sorteio:
- Vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra a um exemplar do livro 'Roseiral', de José Inácio Vieira de Melo. Saiba como acessando http://bit.ly/bIArVs
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação da promoção reproduzinho esta postagem em seu blog.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu e-mail e o seu endereço de Twitter (por exemplo, @rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção.
Não esqueça do email, hein!
.
***A promoção é válida até dia 10 de setembro***


*** O GANHADOR DO SORTEIO DEVE SE COMPROMETER A ESCREVER UMA RESENHA SOBRE O LIVRO E PUBLICAR EM SEU BLOG. CASO NÃO TENHA BLOG, PODE ENVIAR A RESENHA PARA O BULE, QUE A PUBLICARÁ COMO COLABORAÇÃO. SE PREFERIR, O SORTEADO PODERÁ ENVIAR SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA PARA O PRÓPRIO AUTOR ***

10 comentários:

Eduardo Silveira disse...

opa!

edusilveira90@hotmail.com
twitter: @edu_silveira

K disse...

Que belezura essa sorteio!
karolinemanoel@gmail.com
@adonadomundo

abraços

Fernanda Schimanski disse...

email: feschimanski@gmail.com
twitter: @feschimanski

gilliteratra disse...

Belo Sorteio. Quero sentir o perfume quente desse Roseiral.
E-mail: gilsantos26@hotmail.com
@gilliteratura @gildoliveira

_ disse...

E-mail: mrblima@bol.com.br
Twitter: @hapoesia

Crika disse...

espadasamurai@gmail.com

Twitter: Crikaninja

Tenham um ótimo final de semana, meninos! =)

Daiane da Silva disse...

eu quero! ^^

E-mail: daiane_silva16@hotmail.com
twitter: @Dai_Silva

Gustavo Ca disse...

gucnl (arroba) hotmail (ponto) com
@GustavoCarnelos

Capa lindíssima a desse livro!

Rômulo costa disse...

@romulocosta

cromulo13@hotmail.com

Rômulo Costa disse...

@romulocosta

cromulo13@hotmail.com