23 de ago. de 2010

'Portal 2001', org. Nelson de Oliveira


O Portal 2001 — quinto número do Projeto Portal, coordenado por Nelson de Oliveira — traz contos inquietantes que vão do universo da ficção científica ao do fantástico. São 31 narrativas sobre novas tecnologias, viagens no tempo, ciberespaço, telepatia, contatos imediatos do terceiro grau, pós-apocalipse, utopias e distopias, de 16 autores contemporâneos: Braulio Tavares, Brontops Baruq, Claudio Parreira, Daniel Fresnot, Delfin, Luiz Bras, Marcelo Bighetti, Marco Antônio de Araújo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Mustafa Kanso, Ricardo Delfin, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida, Rogers Silva e Sid Castro.

Trecho do prefácio do Portal 2001, por Nelson de Oliveira
"Este é o quinto de seis portais: Solaris, Neuromancer, Stalker, Fundação, 2001 e Fahrenheit.

Se você está lendo este prefácio, isso é sinal de que você pertence à nossa pequena confraria de leitores especiais. Ou, como queria Hermann Hesse, de sensitivos: uma confraria de raros e loucos. Por você ser o que é - uma sensibilidade incomum -, este portal o encontrou. Aceite a oferenda (...)

O elemento que mais interessa aos portais é o leitor. A estética da recepção é a teoria que lubrifica os rolamentos quânticos destas páginas. Não queremos o leitor indiferente e entediado. Não é o leitor quem escolhe o portal, é o portal que escolhe seu leitor. Aceite a dádiva. Integre-se nele com reverência e entusiasmo. Deixe-se envolver amorosamente pelo mistério e pela poesia.
.
Boa transmigração".

Como adquirir:
Os exemplares do Portal 2001 são a princípio destinados a formadores de opinião (jornalistas, escritores, editores de revistas e sites etc.), mas O BULE, com 3 colunistas participando da coletânea (Claudio Parreira, Rodrigo Novaes de Almeida e Rogers Silva), decidimos junto com Nelson de Oliveira destinar 12 exemplares à venda, para que aqueles leitores aficcionados pelos gêneros pudessem ter em mãos o livro. Sendo assim, caso haja interesse em obter um desses exemplares, nos envie um e-mail para coisaprobule@yahoo.com.br. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
.
Sobre o organizador:
Nelson de Oliveira é ficcionista, resenhista, agitador cultural, organizador de antologias polêmicas e de sucesso. Nasceu em 1966, em Guaíra, SP. Escritor e doutor em Letras pela USP, publicou mais de vinte livros, entre eles Naquela época tínhamos um gato (contos, 1998), Subsolo infinito (romance, 2000), O filho do Crucificado (contos, 2001), A maldição do macho (romance, 2002), Algum lugar em parte alguma (contos, 2006) e A oficina do escritor (ensaios, 2008). Em 2001 organizou a antologia Geração 90: manuscritos de computador e em 2003, Geração 90: os transgressores. Atualmente também coordena, em várias instituições, oficinas de criação literária para escritores com obra ainda em formação.

Nenhum comentário: