23 de mai. de 2010

'Paraíso líquido', de Luiz Bras


"Quem está procurando o quê? Você certamente está procurando um bom livro, do contrário não estaria lendo este texto. Mas saiba que, talvez com mais intensidade do que possa imaginar, também os contos desta coletânea estão à procura de algo. Melhor dizendo, de alguém.

Como os seis personagens à procura de um autor, de Pirandello, os contos reunidos neste volume estão em busca de certo tipo de leitor relativamente incomum hoje em dia, ao menos nos círculos mais refinados. Falo dos apreciadores sofisticados que, ao abrir um livro, ir ao cinema ou ao teatro, buscam algo mais do que a simples realidade nua e crua.

Nesses contos o que há de sobra são pessoas e situações que transcendem a rotina diária, expandindo os limites físicos e psicológicos do cotidiano. Apesar disso, garanto que nessa seqüência de treze narrativas há muita realidade, talvez sem a nudez e a crueza da literatura de denúncia social, mas, mesmo assim, realidade.

'Tudo o que é sólido desmancha no ar', Marx escreveu e Marshall Berman confirmou. Essa sábia constatação também serve para descrever muito bem o encadeamento de histórias que vai de Primeiro contato a Paraíso líquido. Os indivíduos e os cenários facilmente reconhecíveis do primeiro conto, as convicções mais sólidas, o aqui-agora, devagar vão perdendo os contornos e, conto após conto, desmanchando no ar. Se no Primeiro contato aparece claramente o Brasil preconceituoso e cruel de hoje, no Paraíso líquido já não há mais Brasil, nem Ocidente, nem Terra. Há apenas a Paisagem, um espaço estranho e delicado, habitado por seres maravilhosos e assombrado por uma entidade chamada Nuvem.

Além do processo de dissolução, há outro elemento comum a todas essas narrativas: a crise profunda, essência de tudo o que existe. Todas as histórias reunidas aqui denunciam as forças conflitantes, as contradições internas características dos indivíduos e das sociedades humanas. As crianças em contato com a desordem familiar e social, em Daimons, Cruzada e Singularidade nua; as mulheres prestes a perder a sanidade e a vida, em Memórias, Nostalgia e Futuro presente; todas essas pessoas foram flagradas no momento mais crítico de sua existência e da sociedade a que pertencem.

O mesmo pode ser dito dos fuzileiros em Déjà-vu, conto que se destaca por sua peculiaridade formal, pois o conflito do enredo contamina também sua estrutura. Segundo o autor: 'Esse conto é uma narrativa com dois modos de leitura: do primeiro capítulo ao último ou do último capítulo ao primeiro. No primeiro modo o tempo recua. No segundo, ele avança. Como se trata de um conto sobre uma máquina do tempo, julguei bastante pertinente brincar com a estrutura narrativa'.

Como eu disse, a dissolução e a crise profunda estão à procura de alguém muito especial.
Você".
Por Rebecca O’Brien (The Ohio State University)
.
Onde comprar:
Distribuído nacionalmente, pode ser encontrado nas principais livrarias do país.

Sobre o autor:
"Luiz Bras é o escritor pós-cyberpunk quintessencial, nublando as fronteiras entre o real e o virtual, entre a ficção científica e a ficção literária".
>>> Roberto de Sousa Causo

"Fosse na Roma Antiga, Luiz seria um bárbaro invadindo a cidade. Mas sem violência: ele convenceria os romanos a abrirem os portões com prazer. Mas ele vive hoje e o prazer é nosso".
>>> Fábio Fernandes

ATENÇÃO: No dia 24 de maio, será lançado o primeiro livro de Luiz Bras para o público adulto: Paraíso líquido. O lançamento será na Academia Internacional de Cinema, às 19h30 (clique AQUI para visualizar o convite). Este livro significa uma mudança importante na vida e na literatura do autor. Uma mudança que pede uma celebração, um brinde com os amigos. Mas o tim-tim não será com taças de champanhe. Que tal brindar com o próprio livro? Todas as pessoas que forem ao lançamento na AIC ganharão um exemplar do livro! Dizem que o paraíso não tem preço. Nessa noite isso será verdade!
.
*** ***
.
Caro leitor, será sorteado 1 (um) exemplar do livro Paraíso líquido, de Luiz Bras.
Para participar do sorteio:
- Vá ao Twitter e poste a seguinte mensagem: RT @obule_blogue Concorra a um exemplar do livro ‘Paraíso líquido’, de Luiz Bras. Saiba como acessando http://bit.ly/77u2jY
- Caso não possua Twitter, ajude na divulgação da promoção reproduzinho esta postagem em seu blog.
- Depois, poste no espaço dos comentários desta postagem o seu email e o seu endereço de Twitter (por exemplo, @rogerssilva) ou o link da postagem onde divulgou a promoção. Não esqueça do email, hein!
.
***A promoção é válida até dia 30 de maio***

24 comentários:

Carolina disse...

felix.carolina@gmail.com
@carol_xny

H.A. Rodriguez disse...

porco@pulapirata.com
@porcoppc
http://twitter.com/PorcoPPC/status/14534207304

Cláudio B. Carlos (CC) disse...

claudiobcarlos@gmail.com

http://balaiodeletras.blogspot.com/2010/05/paraiso-liquido.html

Patricia Canarim disse...

http://twitter.com/PatriciaCanarim

pcanarim@gmail.com

Anônimo disse...

@pdavenne

Unknown disse...

mateusnetzel@hotmail.com

@mateusnetzel

josi disse...

josi.tex@hotmail.com

@lecesila

Mirna Tonus disse...

mirnatonus@gmail.com
@mtonus

Unknown disse...

Será que os deuses da literatura vão olhar mais uma vez por mim?! rs

email: joshua010@gmail.com
Twitter: @roberpinheiro

Abraços e parabéns pel'O Bule!

carolis disse...

caroline.ramos@unifesp.br

@CarolineR_

:}

Vinicius Cardoso disse...

viniciuscardoso.ufpi@gmail.com

@VAC_Cardoso

Anônimo disse...

@WillOk
wokubo@hotmail.com

salvaterra disse...

@tintureiro

fernandosalvaterra@gmail.com

Crikaninja disse...

Crikaninja
espadasamurai@gmail.com

Priscila Damascena disse...

prisciladamascena@gmail.com

@pridamascena

André Lucas Fernandes disse...

andrelucas.fernandes@gmail.com

@doalf

Anônimo disse...

:)

rgimenes@live.com

Twitter: @rgbgimenes

Jayane disse...

;D

@moura_ribeiro

jayane_moura@hotmail.com

Márcia Luz disse...

luzfreitas@gmail.com

@marcialuzmg

ElizaBahro disse...

@ElizaBahro

liz.barroso@gmail.com

Sorte a todos!
Inté

Anônimo disse...

https://twitter.com/m_ninha
m.ninhaaparecida@yahoo.com.br

Larissa disse...

@lraoliveira
lraoliveira@yahoo.com.br

joana campos disse...

@joanacampos

Juliana disse...

Juliana Gomes
www.twitter.com/juju_gomes
juliana_gomes_7@hotmail.com