9 de jan. de 2010

Dos insetos – Uma fábula curta

Por Chico Pascoal

Era uma vez uma borboleta chamada SunTzu que, em um café da moda, conheceu uma barata chamada Gregor Samsa. Entre um chá verde e um café expresso, entabularam animada conversa e descobriram interesses comuns: livros, vinhos, charutos, belas mulheres, música clássica... Mas como tudo é efêmero e superficial nessa vida, entre baforadas espessas o sonho logo se dissipou: Sun Tzu voltou a vender pastel na feira aos sábados; e Gregor Samsa a cuidar da sua lojinha de miudezas no bairro do Bom Retiro.

Chico Pascoal - Publicitário (Fac. Cásper Libero), trabalha na área de TI de uma ex-estatal. Publicou na antologia Contos imediatos (Terracota editora, org. Roberto de S. Causo). Mora em Sampa e bloga brevidades em http://microrelatosdocheeko.blogspot.com
-

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Gregor Samsa ou Joseph K.? Talvez eu não tenha entendido mto bem a idéia da troca.

Um abraço.
André

Jean Imani disse...

Uma personagem com dois nomes???
Esse não entendi, mesmo!

Até +++

Unknown disse...

Gostei! Simples, direto, bom-humor; sem contar a leitura simbólica de borboleta (beleza passageira) e barata (insignificância)e os conceitos de 'fábula': moral e animais personificados.

@André e Jean Roebrto, entendo, humildemente a troca de nomes dos personagens como um sendo o alterego do outro.

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Chico, meu caro, com que satisfação recebo alguém do "time" das micronarrativas, como diria o W.Gorj, grande amigo. De resto - condensação explosiva (Barthes), efeito epifânico; narratividade, espaço/tempo, personagens, circularidade...tudo que especifica um microconto dequalidade. Kafka e Borges ("Livro dos Sonhos")- delilicioso.
Volte sempre, gratíssimo!

Fernando Rocha disse...

Gostei da linguagem simples (mas não simplória), as referências que trazem o nome das personagens, foi uma boa sacada, ao menos, nunca me ocorrera traçar um encontro entre Kafka e Tzu.
www.neuroticoautonomo.zip.net